Novas visitas permitem conhecer áreas técnicas do Congresso

02/08/2017




A partir de agora, o Programa de Visitas integradas do Senado e da Câmara também oferece acesso a espaços específicos do Congresso Nacional não contemplados pelo roteiro da visitação diária.

Além de permitir o acesso a outras áreas e ampliar o conhecimento sobre o Legislativo Federal, essas visitas irão possibilitar aos cidadãos conhecerem melhor outros aspectos e informações mais completas do trabalho que ocorre na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que vão além do papel do Poder Legislativo, bem como o importante acervo guardado pelas duas Casas.

Informação e Documentação

Nas segundas-feiras, a cada 15 dias, temos a visita técnica especial de Informação e Documentação.
Você pode agendar uma visita de duas horas para conhecer especificamente as áreas dos Arquivos, Biblioteca e Documentação do Senado e da Câmara.
Ao visitante será permitido entrar no setor de restaurações para conhecer um pouco do processo de reconstrução pelo qual passam livros, documentos, obras de arte que sofreram algum tipo de dano. Também irá obter informações a respeito da biblioteca de cada uma das Casas e descobrir um pouco sobre o acervo existente e as obras raras que elas dispõe. O acesso também é garantido ao setor de Documentação, onde são mostrados livros e registros histórico que contêm documentos importantes e fazem parte da construção da história sócio-política brasileira.

Veja as datas disponíveis: 19/06 – 10/07 – 31/07 – 14/08 – 28/08.

Viveiros

Nas sextas-feiras, também a cada 15 dias, o Senado e a Câmara disponibilizam uma visita aos Viveiros de ambas as Casas legislativas.
O visitante poderá verificar como se dá o processo de compostagem, feito a partir de resíduos orgânicos dos restaurantes localizados dentro do próprio Congresso, e como são reaproveitados para a adubação de plantas. Plantas essas utilizadas nos projetos paisagísticos dos jardins que compõem a obra arquitetônica da Câmara e do Senado, além das quadras dos apartamentos funcionais e das áreas em torno do Congresso, como o Parque Bosque dos Constituintes.
Além disso, a visita pretende informar a respeito da produção de mudas arbóreas para mitigação das emissões de gás carbônico, o manejo e controle de pragas e doenças com uso de defensivos naturais, a manutenção dos vasos de plantas que purificam o ambiente nas salas de trabalho e demonstrar alguns equipamentos e práticas sustentáveis relacionados à bioarquitetura, agroecologia, energias renováveis, captação de água e tratamento local de esgoto.

Verifique as datas disponíveis: 14/07 – 28/07 – 11/08 – 25/08

Agende aqui a visita técnica especial do seu interesse

Em breve, serão disponibilizados outros tipos de visitas técnicas especiais, como de Processo Legislativo, Arte e Arquitetura, por exemplo.

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook