Guia do Professor

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MESTRE,

Que bom saber que você está interessado (a) em trazer seus alunos para conhecer a sede do Poder legislativo brasileiro. Será um prazer recebê-los!

Nosso objetivo é que cada estudante aproveite da melhor maneira possível o tempo que passar aqui, aprendendo um pouco mais sobre processo legislativo, representação política, história e arquitetura.

As dicas a seguir foram elaboradas para ajudá-lo (a) a planejar a visita de seus alunos ao Congresso Nacional.

Grupos de instituições de ensino devem agendar a visita com um mínimo de 72 horas de antecedência, por meio do formulário eletrônico.

As visitas podem ser agendadas para os dias úteis, das 9h às 17h30.

De segunda a sexta-feira, há um padrão mínimo de vestimentas exigido para entrar e circular pelo Congresso. Tanto a Câmara quanto o Senado estão em atividade nesses dias, o que pode incluir sessões e atos solenes, e encontros de autoridades nacionais e estrangeiras. É proibida a entrada de pessoas trajando shorts, bermudas, minissaias, camisetas regata e chinelos. Essas restrições não se aplicam a menores de 12 anos.

O Congresso dispõe de cadeiras e triciclos motorizados para uso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Também estão à disposição intérpretes de Libras e materiais em Braille. Não se esqueça de indicar essas necessidades especiais no formulário de agendamento.

Reserve cerca de 1h40 para todo o passeio, tendo em mente o tempo necessário para o desembarque do grupo, chegada no Salão Negro, percurso guiado e reembarque.

Programe-se para chegar ao Salão Negro, ponto de encontro do grupo com a equipe de visitação, vinte a dez minutos antes do horário agendado. Chegar muito tempo antes ou depois do horário pode inviabilizar o atendimento ao grupo.

Nos dias úteis a entrada é feita pela Chapelaria. Finais de semana e feriados a entrada é pela rampa principal do Congresso Nacional.

Para garantir a segurança, todos os visitantes devem passar pelo pórtico de raios-X.

Deixem em casa objetos perfuro-cortantes como facas ou canivetes de qualquer tipo.

Salvo orientação contrária, o desembarque do ônibus deve ser feito na Alameda dos Estados (rua em frente ao Congresso Nacional, com bandeiras das unidades da federação).

Identifique o grupo junto aos balcões de atendimento da Câmara (balcão branco) ou do Senado (balcão preto).

Durante a visita os alunos e acompanhantes devem manter os celulares desligados ou em modo silencioso.

É proibido consumir alimentos ou bebidas durante a visita. Peça informações sobre lanchonetes e restaurantes aos atendentes da visitação.

Câmeras fotográficas e filmadoras não profissionais são permitidas, exceto nos Plenários, quando em sessão.

Oriente seus alunos a preservarem as obras de arte expostas no Palácio. Elas são patrimônio artístico e cultural de todos os brasileiros. Não se deve tocar nas telas e esculturas. Ao fotografar pinturas, desligar o flash.

Os atendentes da visitação estão à disposição para responder às dúvidas relacionadas à visita e ao Congresso Nacional.

A visita percorre alguns dos principais espaços da Câmara e do Senado, locais de trabalho e intensa circulação de pessoas. Por isso, é necessário que os estudantes fiquem sempre próximos ao monitor da visita e sigam as instruções dadas.

A equipe de visitação prepara um kit com publicações institucionais que auxiliam na compreensão sobre o Poder legislativo. Para facilitar, os kits são entregues ao professor e este os distribui aos alunos.

Que tal dar a sua opinião sobre a visita? Ao final do percurso, preencha o livro Palavra do Visitante com seu contato e manifestação. Dúvidas sobre as informações dadas na visita, sugestões, críticas e elogios também são bem-vindos. Responderemos tão breve quanto possível.

Caso tenha alguma outra dúvida sobre o planejamento da visita, entre em contato conosco!

Os sítios eletrônicos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal oferecem um vasto material que pode ser utilizado como apoio em sala de aula para estimular a reflexão e o debate.

São textos jornalísticos, imagens, arquivos de áudio e vídeo sobre os mais variados assuntos de interesse da sociedade brasileira.

Navegue e descubra:

www.senado.leg.br

www.camara.leg.br

www.plenarinho.leg.br

www.senado.gov.br/ecidadania/educacao - na página os professores tem acesso a cursos oferecidos pela Casa e ainda informações sobre temas diversos como Orçamento e outros.

A visita ao Congresso Nacional possibilita explorar vários conteúdos trabalhados em sala de aula. História, política, geografia, artes,...

Compartilhe com outros professores do Brasil seu plano de aula / atividades referentes à Visita ao Congresso. Envie suas ideias para visite@senado.leg.br ou visitas@camara.leg.br.

Seu plano de aula poderá ser publicado nessa página eletrônica e ser usado por outros colegas professores.

Os professores que tiverem seus planos de aula publicados receberão um livro de presente.

E conheça nossos planos de aula:

Ensino Médio - Plano de Aula - Daniel de Mello Magalhães e Vinícius da Silva Domingos - Construção de Brasília

Daniel e Vinícius desenharam a proposta de um plano de aula que promove uma discussão anterior sobre a construção da nossa capital e os caminhos para a interiorização do país, a partir  da discussão do Plano de Metas de JK e dos resultados observados com a construção de Brasília. A visita ao Congresso Nacional é um complemento mostrando a importância do Parlamento nos planos e resultados alcançados pelo país a partir da participação legislativa.

2º ano - Plano de Aula Professora Ana Lúcia Graciano - SESI/Gama

Ana Lúcia, que é professora de História e Atualidades no SESI Gama, fez uma proposta bem interessante que busca mostrar como a História é mesmo uma construção. A sugestão dela foi de um plano para alunos do 2º ano do ensino médio.Ela faz um paralelo entre a Revolução Francesa e a nossa República Federativa, propondo um debate sobre os fundamentos da revolução nos dias atuais. Vale a pena conhecer.

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