Guia do Visitante para visitas presenciais

O prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal é um marco arquitetônico da Capital da República e está de portas abertas para receber visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Poder legislativo brasileiro.

Aqui, deputados e senadores, representantes eleitos do povo e dos estados, dedicam-se a discutir e elaborar leis, a fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, a aprovar o Orçamento da União, entre outras atribuições de fundamental importância para o Brasil.

Esperamos que a visita à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal amplie a compreensão sobre a história e o papel dessas duas instituições democráticas.

Para que você aproveite ao máximo a visita ao Congresso Nacional, observe estas orientações:

A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos.

A duração do percurso da visita é de cerca de 50 minutos. O acesso é gratuito.

A visitação é fechada às terças e quartas-feiras.

Às quintas-feiras, devido a um maior movimento no Congresso, é obrigatório o agendamento prévio para realização das visitas.

Nos finais de semana e feriados, o acesso dos visitantes é feito pela rampa principal, na entrada do Palácio que fica em frente à Esplanada dos Ministérios. O grupo é recepcionado no Salão Negro.

Em dias úteis, o atendimento é transferido para a Chapelaria (Salão Branco, no subsolo). Fique atento às placas de sinalização no início da rampa.

O limite máximo por grupo é de 40 pessoas.

Em dias úteis, devem agendar com antecedência grupos com mais de 15 pessoas ou que desejem visitas em outros idiomas como o inglês, espanhol, francês e em Libras.

Recomenda-se também o agendamento para pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção.

Para agendar, clique aqui.

Solicita-se chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado, uma vez que as visitas ocorrem a cada meia hora, mediante identificação individual com apresentação de documento oficial com foto, e vários são os grupos agendados sucessivamente.

O atendimento, em caso de chegada antecipada ou atrasos, dependerá do movimento do dia e da disponibilidade de pessoal. Se houver imprevistos, faça contato com a área de Relações Públicas de uma das instituições.

É possível visitar espaços não contemplados pelo roteiro da visita padrão.

Podem ser agendadas visitas especiais ao Arquivo, à Gráfica, aos veículos de Comunicação e ao Viveiro do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Clique aqui para saber mais sobre as visitas técnicas especiais .

Visitas aos gabinetes e contato com senadores e deputados devem ser solicitados diretamente às assessorias dos respectivos parlamentares.

O Palácio do Congresso Nacional está aberto à visitação das 8h30 às 17h, com a saída do primeiro grupo às 9h. Nas segundas, quintas e sextas, as visitas são realizadas em inglês, francês, espanhol e libras, para as quais recomendamos que sejam agendadas. Nos finais de semana e feriados, há visitas em inglês às 10h15 e 16h15, e em Libras às 12h15, sem a necessidade de agendamento.

O acesso é gratuito.

Em dias úteis, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

Recomenda-se calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

Em algumas circunstâncias, como em sessões solenes, ou locais como a Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, é exigido dos homens o uso de terno e gravata. Em caso de dúvida, entre em contato.

O Programa Visite o Congresso possui intérpretes de Libras, material impresso em Braille e estão disponíveis para empréstimo triciclos motorizados e cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção. Na portaria, há o sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo).  

Para facilitar a disponibilidade desses recursos, recomenda-se o agendamento prévio.

Todos os visitantes, bem como seus pertences, devem passar pelo detector de metais. Armas de qualquer tipo ou objetos como tesouras e alicates devem ser deixados sob a custódia temporária de uma das Polícias legislativas.

O acesso ao Palácio do Congresso Nacional é liberado após identificação, com apresentação de documento oficial com foto.

Não serão aceitas cópias não autenticadas ou fotos dos documentos.

Segue a relação de documentos públicos, aceitos na identificação:
RG;
CNH - mesmo com validade vencida (Ofício Circular nº 2/2017/CONTRAN);
CNH digital;
Identidade Funcional (exceto crachás);
Carteira de Conselho de Classe (OAB, CREA, CONRERP etc.)
E-Titulo;
Identidades Funcionais de Deputados Estaduais e Vereadores;
Passaporte (estrangeiros e brasileiros).

Obs.: Para estrangeiros, será aceito o passaporte ou documento de identificação oficial do país de origem, quando tratar-se de cidadão de país integrante do Mercosul.

Não é permitido consumir alimentos ou bebidas de qualquer tipo durante a visita. Há algumas opções de restaurantes e lanchonetes na Câmara e no Senado em dias úteis. Caso tenha interesse, peça informações aos mediadores ou aos recepcionistas. Porém, nos finais de semana e feriados, os restaurantes e lanchonetes permanecem fechados.

Desde que o equipamento não seja profissional, é permitido fotografar e filmar em todo o percurso, exceto nos Plenários quando há sessão.

Durante a visita, desligue ou coloque o celular em modo silencioso.

As obras de arte expostas nos espaços visitados são patrimônio de todos os cidadãos brasileiros. Não toque nas esculturas e não use flash para fotografar as pinturas. Ajude a conservá-las para as futuras gerações.

O Museu Histórico Itamar Franco funciona no Salão Nobre do Senado Federal e exibe obras de arte, objetos e mobiliário das antigas sedes, época em que o Senado funcionava no Rio de Janeiro. Está aberto nos dias úteis à visitação pública das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

O Museu da Câmara dos Deputados organiza diversas exposições de seu vasto acervo, como a dos Presentes Protocolares, no Salão Verde.

A Câmara e o Senado realizam, durante o ano, várias exposições institucionais, históricas, artísticas e fotográficas de caráter temporário.

Fique atento à programação divulgada nos portais eletrônicos das duas Casas. Atente para o fato de que alguns espaços só podem ser visitados em dias úteis.

A Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, foi uma das primeiras que surgiram à época do Império brasileiro e conta com um acervo especializado em Ciências Sociais. Está aberta aos usuários externos nos dias úteis, das 9 às 18h30.

A entrada mais próxima é pelo Anexo 2 do Senado, na Via N2.

A Biblioteca Pedro Aleixo integra o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e possui um acervo com cerca de 200.000 volumes, sendo uma das maiores de Brasília e do País.

Usuários externos podem realizar consultas locais em dias úteis, das 9h às 18h30. A Biblioteca está localizada no Anexo 2 da Câmara dos Deputados.

As duas bibliotecas dispõem grande parte de seus acervos em versão on-line. Acesse:

http://bd.camara.leg.br/bd

http://www.senado.leg.br/senado/biblioteca

O texto da Constituição Federal brasileira está disponível, na íntegra, nas páginas da internet do Senado e da Câmara, inclusive para download em formato pdf.

Versões impressas podem ser adquiridas tanto na Câmara quanto no Senado. Consulte os pontos de venda da Livraria do Senado e das Edições Câmara ou pergunte a localização nos balcões de atendimento ou acesse os respectivos sites.

Ônibus de excursão e veículos de passeio podem estacionar na Alameda dos Estados, via da Esplanada dos Ministérios localizada em frente ao Palácio do Congresso Nacional, e que exibe as bandeiras das Unidades da Federação. Em dias úteis, recomendamos o uso de transporte público, táxis ou serviços por aplicativos, visto que os estacionamentos têm capacidade limitada. A entrada mais próxima do tour é a Chapelaria do Congresso Nacional.

Ao final da visita, registre sua opinião sobre o Programa Visite o Congresso nas fichas de avaliação da visita que estão disponíveis no final da visita e nos balcões de atendimento.

Elogios, críticas e sugestões são analisadas e respondidas e servem como subsídio para melhorar o programa de visitas do Congresso Nacional.

  • 0800 612211 e (61) 3216-0000 (ligações por celular)

  • Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Senado Federal:

visite@senado.leg.br

(61) 3303-4410 (finais de semana)

(61) 3303-9741/1994 (dias úteis das 9h às 12h e das 14h às 17h)

  • Departamento de Relações Públicas e Divulgação da Câmara dos Deputados:

visitas@camara.leg.br

(61) 3216-1768 (finais de semana)

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Fale com o Senado: 0800 0 61 2211
Fale com a Câmara: 0800 0 619 619