Com que roupa eu vou?

22/08/2019




Quando alguém está de férias ou de folga, é comum vestir-se com roupas informais. No calor da capital federal, é natural que turistas andem com roupas mais leves, como bermudas e camisetas regata.

Mas quem planeja visitar o Congresso Nacional em dias úteis (segundas, quintas* e sextas-feiras) deve saber que nesses dias é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições só não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

O Palácio do Congresso Nacional, durante a semana, é local de trabalho de parlamentares e servidores, que devem fazer uso de traje formal, sobretudo para acessar sessões plenárias. Em algumas circunstâncias ou ambientes, como a Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, quando há uma sessão em curso, o Regimento Interno das Casas prevê vestimenta formal e determina aos homens o uso de terno e gravata.

Mas para a visita guiada (em que os grupos se deslocam juntos e identificados), não é necessário vestir um terno ou gravata. Homens podem usar calça comprida, camisa ou camiseta com manga e sapatos fechados. Para as mulheres, recomenda-se calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

Nos finais de semana e feriados, a regra é flexibilizada e o vestuário informal é permitido.

Atente-se a essas restrições para não ser impedido de entrar no prédio do Congresso e bom passeio!

Para conhecer outros órgãos públicos que oferecem programas de visita, acesse: www.viibra.gov.br

 

* Às quintas-feiras só há visitas previamente agendadas. Agende aqui.

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Alô Senado: 0800 612 211
Disque Câmara: 0800 619 619