Inaugurada visita especial do Centenário de Athos Bulcão

04/07/2018




Equipe da Visitação do Congresso Nacional com Vitor (segundo à esq.), Maria Inês e Maria Antonieta no painel do anexo III da Câmara dos Deputados (Foto: Junia Malachias)

 

O roteiro temático em comemoração ao Centenário de Athos Bulcão foi inaugurado na última terça-feira (3/7) em visita feita com as sobrinhas-netas do artista, Maria Antonieta Bulcão Ferrari e Maria Inês Di Rienzo Bulcão, e o assessor de comunicação da Fundação Athos Bulcão, Vitor Borysow. Elaborado pelos monitores da Visitação Institucional e estudantes de museologia da Universidade de Brasília (UnB), Arthur Barbosa e Kauanna Vasconcelos – essa última conduziu a visita –, o roteiro contempla as principais obras do artista na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

A visita aconteceu no mesmo dia em que foram inauguradas duas exposições em homenagem a Athos – na Senado Galeria e no Espaço Ivandro Cunha Lima – e ainda uma sessão solene em comemoração ao seu centenário no Plenário do Senado. O roteiro temático aborda a vida e a obra do artista, destacando seus trabalhos presentes nas duas Casas em locais como os Plenários, Salão Negro, Café do Plenário da Câmara, Salão Verde, Lanchonete do Térreo do Anexo III, Cefor e Auditório Petrônio Portella. Arthur e Kauanna também detalharam fatos sobre personalidades de Brasília, além de falar sobre arquitetura e história da arte.

Na avaliação da diretora da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing (SRPPM), Cristina Monteiro, a visita especial em homenagem a Athos Bulcão é uma oportunidade para que as pessoas conheçam a obra do artista “no museu que é o Congresso Nacional”. Ela afirma que nem sempre as obras estão disponíveis para serem visitadas e às vezes não são percebidas pelas pessoas que trabalham ou circulam pelas duas Casas.

— São obras que compõem a arquitetura e se integram aos ambientes de forma harmônica. Para nós é uma satisfação apresentar essa visita e outras com roteiros temáticos que a Visitação oferece —, apontou a diretora.

As visitas com esse roteiro especial podem ser agendadas pelo email visite@senado.leg.br para as sexta-feiras, às 9h30. Aos sábados, na visita de 15h30, os visitantes podem pedir o roteiro adaptado, mais aproximado das obras de Athos Bulcão do que o que acontece nas visitas regulares, pois nem todos os espaços visitados nas sextas-feiras estão abertos.

 

Leia também:

Vínculo com Brasília é destaque em homenagem ao centenário de Athos Bulcão

Exposição com obras de Athos Bulcão pode ser visitada até 29 de julho

Athos Bulcão, o artista de Brasília

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Alô Senado: 0800 612 211
Disque Câmara: 0800 619 619