Servidores do Senado e da Câmara participam de visita teste sobre os 30 anos da Constituição

12/06/2018




Servidores das duas Casas fazem simulação da visita temática ao Congresso Nacional (Foto: Marlos Gaspar)

 

Mais um roteiro temático está prestes a ser disponibilizado para os visitantes do Congresso Nacional. Desta vez, será sobre os 30 anos da promulgação da Constituição federal. E, para garantir que tudo saia como previsto, a Coordenação de Visitação Institucional e Relacionamento com a Comunidade (Covisita) convidou colegas da Câmara, da equipe que coordena as ações dos 30 anos da Constituição e da Secretaria de Infraestrutura do Senado para participarem de uma visita teste, nesta terça-feira (12).

A coordenadora, Mariana Tavares, explica que a ideia de criar roteiros históricos surgiu após uma percepção de que o público procurava por mais informações históricas durante a visita. Segundo ela, a expectativa é de que a visita especial sobre a Constituição esteja disponível para agendamento no início de julho, no site do Congresso Nacional.

— Hoje a nossa visita foca muito no prédio e no funcionamento da Casa. E a gente começou a perceber que as pessoas sentiam falta desse contexto histórico. Nosso objetivo é contar histórias que acontecem aqui [Congresso Nacional] ao longo do nosso processo de construção — afirma.

De acordo com Janaína Araújo, chefe do Serviço de Visita Institucional, além da Constituição, já foram elaborados roteiros com os temas “Centenário de Athos Bulcão” e “Abolição da Escravatura”. Também serão lançadas visitas sobre assuntos como “A história das constituições” e “A história das mulheres no parlamento”,

— São roteiros com paradas mais especiais, com mais foco histórico. Não que o tour normal não tenha foco histórico, mas, nesse caso, é especifico desses temas. Na medida em que esses roteiros vão ficando prontos, nós vamos disponibilizando no site — explica.

Responsável pela produção do roteiro, a estudante de história Beatriz Lemos explica que a produção do material teve início há um ano e exigiu uma série de pesquisas sobre o assunto.

— Realizei pesquisas no site do Congresso e também em alguns livros online, tentando encaixar tudo de forma coerente nos espaços da visita — destaca.

Um dos participantes da visita-piloto foi Daniel Pinto, da Rádio Senado, que integra o grupo de trabalho, formado por servidores da Câmara e do Senado, para organização dos eventos em comemoração aos 30 anos da Constituição. Segundo ele, “as comemorações criam um ambiente propício para discutir quais foram as contribuições históricas desse fato”.

André Luís de Sousa Castro, da Coordenação de Projetos e Obras de Infraestrutura, ressalta que a iniciativa representa uma forma de relacionar o espaço com os eventos históricos no Palácio do Congresso.

— Para a Sinfra, um dos interesses é que o patrimônio histórico tem uma relação com eventos históricos e como esses eventos são visíveis e são sentidos no próprio edifício. Acho que essa visita faz essa influência também. Então, é importante que a gente esteja presente e contribua de alguma forma — diz.

Roteiro

Na visita sobre a Constituição Cidadã, os monitores acompanham os visitantes em espaços como o Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Salão Nobre do Senado Federal, Salão Negro, Salão Verde, Corredor das Comissões da Câmara dos Deputados (Anexo II), Praças das Bandeiras e o Plenário da Câmara dos Deputados.

 

Núcleo de Intranet

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Alô Senado: 0800 612 211
Disque Câmara: 0800 619 619