Regras para Visitação ao Congresso Nacional

05/05/2014




O visitante que planeja conhecer o Palácio do Congresso Nacional precisa ficar atento aos dias, roteiros e procedimentos do Programa Visite o Congresso.

 

Roteiros

O roteiro completo, que contempla o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, é realizado de segunda à sexta-feira para grupos agendados e fins de semana e feriados para visitantes não-agendados.

Às segundas e sextas-feiras, o visitante espontâneo também percorre todos os espaços previstos para o tour. Às quintas, aqueles não agendaram com antecedência têm acesso ao Salão Negro, ao Salão Nobre do Senado e da Câmara, Salão Verde e os Plenários das duas Casas. Enquanto isso, as terças e quartas, a visita é restrita para grupos agendados.


Dia da semanaAgendadosEspontâneos
Domingo Não há Visita completa
Segunda-feira Visita completa Visita completa
Terça-feira Visita completa Não há
Quarta-feira Visita completa Não há
Quinta-feira Visita completa Visita reduzida
Sexta-feira Visita completa Visita completa
Sábado Não há Visita completa

 

Entrada

Em dias úteis, os visitantes devem se dirigir à entrada do Salão Branco, também conhecido como Chapelaria, e informar que vão participar do tour. Nos finais de semana e feriados, a entrada é feita pela rampa de acesso ao Salão Negro, na face do Palácio do Congresso voltada para a Esplanada dos Ministérios.

 

Outras informações

O passeio é guiado e tem duração média de 50 minutos.  O roteiro da visita está sujeito a mudanças, de acordo com as atividades legislativas das duas Instituições.

É necessário atenção às regras de vestimenta.  Em dias úteis, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos.  Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

Além dos visitantes que desejam conhecer o Parlamento às terças, quartas e quintas, também devem agendar a visita os grupos com mais de 15 pessoas, e os que precisem de tour em Inglês, Espanhol ou Francês.

Recomenda-se ainda o agendamento prévio para o atendimento em Libras, destinado a pessoas com deficiência auditiva, e para grupos com outras necessidades especiais, tais como pessoas com dificuldades de locomoção.

Todas as visitas ao Palácio do Congresso Nacional são gratuitas.  Para agendar, clique aqui.

 

Texto: Cleuber Nunes

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Alô Senado: 0800 612 211
Disque Câmara: 0800 619 619