Exposição temporária

Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22

Réplicas em tamanho real do 14-Bis e do Demoiselle, os lendários aviões construídos por Alberto Santos Dumont, poderão ser vistas a partir da próxima terça-feira (10) no Congresso Nacional. As aeronaves integram a exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22", que ocupará o Salão Negro até o dia 29 de outubro. Resultado de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e a Força Aérea Brasileira (FAB), a mostra homenageia o Dia do Aviador e da FAB, celebrados em 23 de outubro.

Quem for conferir a exposição encontrará também maquetes de aeronaves como o Gripen NG, novo caça da FAB, e o KC-390, maior avião militar produzido no Brasil. Estarão expostos, ainda, itens pessoais de Santos Dumont, que fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial da Aeronáutica, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e painéis que enfocam a responsabilidade da FAB sobre uma área de 22 milhões de km².

Dimensão 22

Citada no título da exposição, Dimensão 22 é a nova campanha institucional da Força Aérea Brasileira e faz referência justamente ao cenário tridimensional de 22 milhões de km2 nos quais a FAB atua no cumprimento de sua missão constitucional de Controlar, Defender e Integrar.

A exposição estará aberta à visitação de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30.

 

SERVIÇO

Exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22"

Período: de 10 a 29 de outubro

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitação: de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30

A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil

A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil foi criada por Castro Maya, industrial e mecenas da década de 40, reunia um grupo seleto de personalidades da época, entre intelectuais, empresários e figuras da sociedade. O objetivo era produzir e editar anualmente obras de grandes autores da literatura brasileira, ilustradas por notáveis artistas plásticos nacionais.

Na mostra, serão expostas 22 obras do acervo de Obras Raras da Biblioteca da Câmara, adquiridas na década de 70. Destacam-se o livro Pelo Sertão, ilustrado por Lívio Abramo, e Memórias de Um Sargento de Milícias, colorido à mão por Darel, diretor técnico da sociedade, num trabalho que durou 2 anos e resultou em 7 mil gravuras feitas manualmente.

Exposição virtual: http://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/arquivos/colecao-sociedade-dos-cem-bibliofilos-do-brasil

 

Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados – Edifício principal

Período: 5 de abril a 8 de outubro de 2017

Visitação: todos os dias, das 9h às 17h, inclusive finais de semana e feriados.

Informações: 0800619619 ou pelo site cultural@camara.leg.br

Entrada franca

 

QUADRANTES 2

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição coletiva Quadrantes 2, com a participação dos fotógrafos Alessandro Venturim, André Amaro, Hudson Capa e Mauro Sampaio. Visitação de 27/9 a 8/11. Entrada franca.

 

A segunda edição da mostra coletiva Quadrantes reúne fotografias digitais dos artistas Alessandro Venturim, André Amaro, Hudson Capa e Mauro Sampaio, ambientadas em vários locais do mundo, como uma praia paradisíaca na Bahia, uma rua íngreme em cidade histórica de Minas Gerais e um ônibus circular em Brasília. As fotos/cenas valorizam a presença do ser humano nas paisagens.

Enquanto o piauiense Mauro Sampaio capta momentos da vida cotidiana de cidadãos que utilizam o transporte coletivo André Amaro retrata personagens em paisagens da Bahia e da Espanha, sobre os quais constrói narrativas místicas. Com forte influência do fotógrafo francês Cartier-Bresson em sua formação, Hudson Capa expõe momentos de pessoas anônimas, registrados no Brasil e em países do Mercosul. Já Alessandro Venturim apresenta fotos clicadas em vários países africanos, entre eles o Sudão do Sul, onde são exibidas as dificuldades enfrentadas pela população local, que enfrenta uma guerra.

Serviço

Exposição coletiva Quadrantes 2. Fotógrafos: Alessandro Venturim, André Amaro, Hudson Capa e Mauro Sampaio.

Visitação: de 27 de setembro a 8 de novembro de 2017

Hora: 2ª a 6ª, das 9h às 17h

Local: galeria de Arte do 10º andar / Anexo IV / Câmara dos Deputados / Brasília

Entrada franca.

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Alô Senado: 0800 612 211
Disque Câmara: 0800 619 619