Guia do Professor

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MESTRE,

Que bom saber que você está interessado (a) em trazer seus alunos para conhecer a sede do Poder Legislativo brasileiro. Será um prazer recebê-los!

Nosso objetivo é que cada estudante aproveite da melhor maneira possível o tempo que passar aqui, aprendendo um pouco mais sobre processo legislativo, representação política, história e arquitetura.

As dicas a seguir foram elaboradas para ajudá-lo (a) a planejar a visita de seus alunos ao Congresso Nacional.

Grupos de instituições de ensino devem agendar a visita com um mínimo de 72 horas de antecedência, por meio do formulário eletrônico.

As visitas podem ser agendadas para os dias úteis, das 9h às 17h30.

Temporariamente, as visitas estão suspensas às terças e quartas-feiras.

De segunda a sexta-feira, há um padrão mínimo de vestimentas exigido para entrar e circular pelo Congresso. Tanto a Câmara quanto o Senado estão em atividade nesses dias, o que pode incluir sessões e atos solenes, e encontros de autoridades nacionais e estrangeiras. É proibida a entrada de pessoas trajando shorts, bermudas, minissaias, camisetas regata e chinelos. Essas restrições não se aplicam a menores de 12 anos.

O Congresso dispõe de triciclos motorizados para uso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Também estão à disposição intérpretes de Libras e materiais em Braille. Não se esqueça de indicar essas necessidades especiais no formulário de agendamento.

Reserve cerca de 1h40 para todo o passeio, tendo em mente o tempo necessário para o desembarque do grupo, chegada no Salão Negro, percurso guiado e reembarque.

Programe-se para chegar ao Salão Negro, ponto de encontro do grupo com a equipe de visitação, vinte a dez minutos antes do horário agendado. Chegar muito tempo antes ou depois do horário pode inviabilizar o atendimento ao grupo.

Nos dias úteis a entrada é feita pela Chapelaria. Finais de semana e feriados a entrada é pela rampa principal do Congresso Nacional.

Para garantir a segurança, todos os visitantes devem passar pelo pórtico de raios-X.

Deixem em casa objetos perfuro-cortantes como facas ou canivetes de qualquer tipo.

Salvo orientação contrária, o desembarque do ônibus deve ser feito na Alameda dos Estados (rua em frente ao Congresso Nacional, com bandeiras das unidades da federação).

Identifique o grupo junto aos balcões de atendimento da Câmara (balcão branco) ou do Senado (balcão preto).

Durante a visita os alunos e acompanhantes devem manter os celulares desligados ou em modo silencioso.

É proibido consumir alimentos ou bebidas durante a visita. Peça informações sobre lanchonetes e restaurantes aos atendentes da visitação.

Câmeras fotográficas e filmadoras não profissionais são permitidas, exceto nos Plenários, quando em sessão.

Oriente seus alunos a preservarem as obras de arte expostas no Palácio. Elas são patrimônio artístico e cultural de todos os brasileiros. Não se deve tocar nas telas e esculturas. Ao fotografar pinturas, desligar o flash.

Os atendentes da visitação estão à disposição para responder às dúvidas relacionadas à visita e ao Congresso Nacional.

A visita percorre alguns dos principais espaços da Câmara e do Senado, locais de trabalho e intensa circulação de pessoas. Por isso, é necessário que os estudantes fiquem sempre próximos ao monitor da visita e sigam as instruções dadas.

A equipe de visitação prepara um kit com publicações institucionais que auxiliam na compreensão sobre o Poder Legislativo. Para facilitar, os kits são entregues ao professor e este os distribui aos alunos.

Que tal dar a sua opinião sobre a visita? Ao final do percurso, preencha a Ficha de Avaliação com seu contato e manifestação. Dúvidas sobre as informações dadas na visita, sugestões, críticas e elogios também são bem-vindos. Todas as manifestações escritas serão respondidas.

Caso tenha alguma outra dúvida sobre o planejamento da visita, entre em contato conosco!

Os sítios eletrônicos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal oferecem um vasto material que pode ser utilizado como apoio em sala de aula para estimular a reflexão e o debate.

São textos jornalísticos, imagens, arquivos de áudio e vídeo sobre os mais variados assuntos de interesse da sociedade brasileira.

Navegue e descubra:

www.senado.leg.br

www.camara.leg.br

www.plenarinho.leg.br

www.senado.leg.br/ecidadania - nessa página os professores tem acesso a cursos oferecidos pela Casa e ainda informações sobre temas diversos.

A visita ao Congresso Nacional possibilita explorar vários conteúdos trabalhados em sala de aula. História, política, geografia, artes,...

Compartilhe com outros professores do Brasil seu plano de aula / atividades referentes à Visita ao Congresso. Envie suas ideias para visite@senado.leg.br ou visitas@camara.leg.br.

Seu plano de aula poderá ser publicado nessa página eletrônica e ser usado por outros colegas professores.

Os professores que tiverem seus planos de aula publicados receberão um livro de presente.

E conheça nossos planos de aula:

Ensino Médio - Plano de Aula -  Historiadores Daniel de Mello Magalhães e Vinícius da Silva Domingos - Construção de Brasília

Daniel e Vinícius desenharam a proposta de um plano de aula que promove uma discussão anterior sobre a construção da nossa capital e os caminhos para a interiorização do país, a partir  da discussão do Plano de Metas de JK e dos resultados observados com a construção de Brasília. A visita ao Congresso Nacional é um complemento mostrando a importância do Parlamento nos planos e resultados alcançados pelo país a partir da participação legislativa.

2º ano - Plano de Aula - Historiadora/Especialista em Educação e Psicopedagogia Ana Lúcia Graciano - SESI/Gama

Ana Lúcia, que é professora de História e Atualidades no SESI Gama, fez uma proposta bem interessante que busca mostrar como a História é mesmo uma construção. A sugestão dela foi de um plano para alunos do 2º ano do ensino médio.Ela faz um paralelo entre a Revolução Francesa e a nossa República Federativa, propondo um debate sobre os fundamentos da revolução nos dias atuais. Vale a pena conhecer.

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