O que é o Visita 360
O Visita 360 é um projeto de experiências imersivas focado em fatos e atividades marcantes para o Parlamento brasileiro. Oferecido no Programa de Visitação ao Palácio do Congresso Nacional.
As experiências imersivas ocorrem por meio de exibição de filmes em realidade virtual, com o auxílio de óculos digitais, fones de ouvido e poltronas giratórias, permitindo aos visitantes se sentirem dentro da história exibida.
EM EXIBIÇÃO: Encontro com Darcy
Encontro com Darcy, segundo filme do projeto Visita 360, dirigido por Filipe Gontijo, resgata o legado do ex-senador Darcy Ribeiro em uma de suas causas mais urgentes: a questão indígena. Nesta experiência imersiva, o visitante estará frente a frente com o educador, parlamentar, antropólogo, escritor e um dos maiores defensores dos povos originários do Brasil.
Ao vestir os óculos 3D, o público presencia um encontro entre Darcy Ribeiro e Yandara, jovem indígena contemporânea descendente do povo Tupi-Guarani. Em meio a esse diálogo geracional, a narrativa explora temas como identidade, pertencimento, resistência e engajamento político.
O papel de Darcy Ribeiro é interpretado por Zé Carlos Machado, ator veterano conhecido por trabalhos marcantes, como Sessão de Terapia, e extensa carreira no cinema e televisão brasileiros. Yandara é vivida por Dandara Queiroz, atriz indígena que vem ganhando destaque na teledramaturgia brasileira com participação na novela No Rancho Fundo.
Exibições:
| Data | Dia da Semana | Horário da Visita |
| 18/04 | Sábado | Tours das 9h30 às 11h |
| 19/04 | Domingo | Tours das 9h30 às 11h |
| 20/04 | Segunda-feira | Tours das 9h30 às 11h |
| 21/04 | Terça-feira | Tours das 9h30 às 11h |
NOSSA PRODUÇÃO MAIS RECENTE:
Eunice – a primeira senadora
Resgatar o pioneirismo feminino na política brasileira. Esse é o propósito da terceira produção em realidade virtual do projeto Visita 360 ao transportar o público até a década de 1980. A experiência revela os desafios enfrentados pela senadora Eunice Michiles diante de um cenário predominantemente masculino nos espaços de poder.
Uma história emocionante e inspiradora que aborda a articulação política liderada por Eunice para a nomeação de Esther de Figueiredo Ferraz como a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra de Estado no Brasil. Com interpretações marcantes de Carolina Monte Rosa e Tícia Ferraz, Eunice – a primeira senadora revela a trajetória da parlamentar que deu os primeiros passos para que outras mulheres pudessem ocupar posições de liderança na política nacional.
CONHEÇA AS PRODUÇÕES ANTERIORES:
O Sonho de Abdias
O primeiro filme do projeto Visita 360 é Sonho de Abdias, que apresenta a temática da igualdade racial. Nele, Abdias Nascimento, primeiro senador autodeclarado negro, conversa com a estudante Janaína dentro do Plenário do Senado, e leva o público a uma experiência única como se estivesse junto com o senador quando fez seu primeiro pronunciamento, em 1991.
o filme foi gravado com a participação de atores profissionais e servidores voluntários. A personagem principal, Abdias Nascimento, é representada pelo ator Rocco Pitanga, e o papel de Janaína é vivido pela atriz-mirim Sophia Rosa. O filme tem duração de sete minutos