30 anos da Constituição

05/10/2018


Celebre nossa Carta Magna com uma visita ao Congresso.

30 Anos ConstituiçãoA Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Há trinta anos, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento, os direitos dos cidadão e a livre expressão e opinião. Foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado e garantir o desenvolvimento do país.

A Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, trabalhou durante 20 meses. Participaram 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), com intensa participação da sociedade. E mesmo trazendo grandes avanços nossa Carta Magna ainda precisa de ajustes. Já são mais de 90 emendas e uma história especial que você pode conhecer na nossa página especial dos 30 anos da Constituição.

Aqui na Visitação construímos para vocês um roteiro especial que conta a história da nossa Constituinte e narra um pouco das conquistas que ela traz. Um roteiro para que os vocês possam conhecer um pouco sobre a Constituição Federal de 1988, a Constituição Cidadã. Você pode conhecer aqui o arquivo do roteiro.

Responsável pela produção do roteiro, a historiadora Beatriz Lemos explica que a elaboração do material teve início há um ano e exigiu uma série de pesquisas sobre o assunto.

— Realizei pesquisas no site do Congresso e também em alguns livros online, tentando encaixar tudo de forma coerente nos espaços da visita — destaca.

Serviço

Sob demanda, grupos de até 30 pessoas podem fazer essa visita nas segundas-feiras, às 11h30, com agendamento obrigatório pelo email visite@senado.leg.br. Também é possível conhecer essa história aos domingos, às 10h30, sem necessidade de agendamento prévio.

Na visita sobre a Constituição Cidadã, os mediadores acompanham os visitantes em espaços como o Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Salão Nobre do Senado Federal, Salão Negro, Salão Verde e plenários. Apesar de contemplar os pontos semelhantes ao da Visita tradicional, o roteiro acrescenta informações e traz curiosidades e histórias da Assembleia Constituinte.

Conheça outras visitas de roteiros diferenciados aqui.


Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Alô Senado: 0800 612 211
Disque Câmara: 0800 619 619