ATENÇÃO / ATTENTION/ ATENCIÓN/ AVERTISSEMENT
Visitação Institucional fechada / Tours closed / Visitas suspendidas / Visites suspendues.
 
Em virtude do estado de atenção imposto pelo risco de transmissão da Covid-19, decidiu-se pelo fechamento das Visitas guiadas ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados. Atos publicados por ambas as Casas legislativas preveem restrições de acesso aos prédios do Congresso e suspensão de atividades e eventos não ligados diretamente aos trabalhos legislativos. Ficam canceladas as visitas agendadas e suspensas as visitas sem agendamento. O Programa Visite o Congresso fará novo comunicado quando a situação se normalizar.
 
Due to the state of attention imposed by the spread of the Covid-19, guided tours to the Federal Senate and the Chamber of Deputies are closed. Regulations published by both Legislative Houses provide for restrictions of access to Congress buildings and interruption of activities and public events not related to the legislative business. Scheduled visits are cancelled and unscheduled visits are suspended. The Visit Congress Program will make a new announcement when the situation is back to normal.
 
Debido al estado de atención por el riesgo de transmisión del Covid-19, las visitas al Congreso Nacional están suspendidas. Los actos publicados por el Senado y la Cámara de Diputados establecen restricciones de acceso a los edificios del Congreso y la suspensión de actividades y eventos no relacionados directamente con los trabajos legislativos. Las visitas programadas están canceladas y las visitas no programadas están suspendidas. El programa Visite el Congreso emitirá un nuevo comunicado cuando la situación se normalice.
 
En raison de l'état d'attention imposé par le Covid-19, les visites guidées du Congrès national seront suspendues. Les actes publiés prévoient des restrictions d'accès aux bâtiments du Congrès et la suspension des activités et événements non directement liés aux travaux législatifs. Les visites programmées sont annulées et les visites non programmées sont suspendues. Le programme Visitez le Congrès publiera une nouvelle annonce lorsque la situation se normalisera.

Guia do Visitante

Download disponível na íntegra: (PDF 110Kb)

O prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal é um marco arquitetônico da Capital da República e está de portas abertas para receber visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Poder legislativo brasileiro.

Aqui, deputados e senadores, representantes eleitos do povo e dos estados, dedicam-se a discutir e elaborar leis, a fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, a aprovar o Orçamento da União, entre outras atribuições de fundamental importância para o Brasil.

Esperamos que a visita à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal amplie a compreensão sobre a história e o papel dessas duas instituições democráticas.

Para que você aproveite ao máximo a visita ao Congresso Nacional, observe estas orientações:

A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos.

A duração do percurso da visita é de cerca de 60 minutos. O acesso é gratuito.

A visitação é fechada às terças e quartas-feiras.

Às quintas-feiras, devido a um maior movimento no Congresso, é obrigatório o agendamento prévio para realização das visitas.

Nos finais de semana e feriados, o acesso dos visitantes é feito pela rampa principal, na entrada do Palácio que fica em frente à Esplanada dos Ministérios. O grupo é recepcionado no Salão Negro.

Em dias úteis, o atendimento é transferido para a Chapelaria (Salão Branco, no subsolo). Fique atento às placas de sinalização no início da rampa.

Em dias úteis, o limite máximo por grupo é de 50 pessoas. Nos finais de semana e feriados, 70.

Às segundas e sextas-feiras basta se apresentar aos balcões de atendimento do Programa Visite o Congresso e aguardar o horário da próxima visita. Para visitas às quintas-feiras, o agendamento é obrigatório e deve ser realizado até as 17h do dia anterior.

Nos finais de semana e feriados não é necessário agendar. Os grupos são atendidos conforme a ordem de chegada.

Em dias úteis, devem agendar com antecedência grupos com mais de 15 pessoas ou que desejem visitas em outros idiomas como o inglês, espanhol, francês e em Libras.

Recomenda-se também o agendamento para pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção.

Para agendar, clique aqui.

Solicita-se chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado, uma vez que as visitas ocorrem a cada meia hora e vários são os grupos agendados sucessivamente.

O atendimento, em caso de chegada antecipada ou atrasos, dependerá do movimento do dia e da disponibilidade de pessoal. Se houver imprevistos, faça contato com a área de Relações Públicas de uma das instituições.

É possível visitar espaços não contemplados pelo roteiro da visita padrão.

Podem ser agendadas visitas especiais ao Arquivo, à Gráfica, aos veículos de Comunicação e ao Viveiro do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Clique aqui para saber mais sobre as visitas técnicas especiais .

Visitas aos gabinetes e contato com senadores e deputados devem ser solicitados diretamente às assessorias dos respectivos parlamentares.

O Palácio do Congresso Nacional está aberto à visitação das 8h30 às 17h30, com a saída do primeiro grupo às 9h. Nas segundas, quintas e sextas, as visitas são realizadas em inglês, francês, espanhol e libras, para as quais recomendamos que sejam agendadas. Nos finais de semana e feriados, há visitas em inglês às 10h15 e 16h15, e em Libras às 12h15, sem a necessidade de agendamento.

O acesso é gratuito.

Em dias úteis, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

Recomenda-se calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

Em algumas circunstâncias, como em sessões solenes, ou locais como a Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, é exigido dos homens o uso de terno e gravata. Em caso de dúvida, entre em contato.

O Programa Visite o Congresso possui intérpretes de Libras, material impresso em Braille e estão disponíveis para empréstimo triciclos motorizados e cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção. Na portaria, há o sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo). E, no Salão Verde, há a maquete tátil do Congresso Nacional, para visitantes com deficiência visual.

Para facilitar a disponibilidade desses recursos, recomenda-se o agendamento prévio.

Todos os visitantes, bem como seus pertences, devem passar pelo detector de metais. Armas de qualquer tipo ou objetos como tesouras e alicates devem ser deixados sob a custódia temporária de uma das Polícias legislativas.

Não é permitido consumir alimentos ou bebidas de qualquer tipo durante a visita. Há algumas opções de restaurantes e lanchonetes na Câmara e no Senado em dias úteis. Caso tenha interesse, peça informações aos mediadores ou aos recepcionistas. Porém, nos finais de semana e feriados, os restaurantes e lanchonetes permanecem fechados.

Desde que o equipamento não seja profissional, é permitido fotografar e filmar em todo o percurso, exceto nos Plenários quando há sessão.

Durante a visita, desligue ou coloque o celular em modo silencioso.

As obras de arte expostas nos espaços visitados são patrimônio de todos os cidadãos brasileiros. Não toque nas esculturas e não use flash para fotografar as pinturas. Ajude a conservá-las para as futuras gerações.

O Museu Histórico Itamar Franco funciona no Salão Nobre do Senado Federal e exibe obras de arte, objetos e mobiliário das antigas sedes, época em que o Senado funcionava no Rio de Janeiro. Está aberto nos dias úteis à visitação pública das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

O Museu da Câmara dos Deputados organiza diversas exposições de seu vasto acervo, como a dos Presentes Protocolares, no Salão Verde.

A Câmara e o Senado realizam, durante o ano, várias exposições institucionais, históricas, artísticas e fotográficas de caráter temporário.

Fique atento à programação divulgada nos portais eletrônicos das duas Casas. Atente para o fato de que alguns espaços só podem ser visitados em dias úteis.

A Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, foi uma das primeiras que surgiram à época do Império brasileiro e conta com um acervo especializado em Ciências Sociais. Está aberta aos usuários externos nos dias úteis, das 9 às 18h30.

A entrada mais próxima é pelo Anexo 2 do Senado, na Via N2.

A Biblioteca Pedro Aleixo integra o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e possui um acervo com cerca de 200.000 volumes, sendo uma das maiores de Brasília e do País.

Usuários externos podem realizar consultas locais em dias úteis, das 9h às 18h30. A Biblioteca está localizada no Anexo 2 da Câmara dos Deputados.

As duas bibliotecas dispõem grande parte de seus acervos em versão on-line. Acesse:

http://bd.camara.leg.br/bd

http://www.senado.leg.br/senado/biblioteca

O texto da Constituição Federal brasileira está disponível, na íntegra, nas páginas da internet do Senado e da Câmara, inclusive para download em formato pdf.

Versões impressas podem ser adquiridas tanto na Câmara quanto no Senado. Consulte os pontos de venda da Livraria do Senado e das Edições Câmara ou pergunte a localização nos balcões de atendimento ou acesse os respectivos sites.

Ônibus de excursão e veículos de passeio podem estacionar na Alameda dos Estados, via da Esplanada dos Ministérios localizada em frente ao Palácio do Congresso Nacional, e que exibe as bandeiras das Unidades da Federação. Em dias úteis, recomendamos o uso de transporte público, táxis ou serviços por aplicativos, visto que os estacionamentos têm capacidade limitada. A entrada mais próxima do tour é a Chapelaria do Congresso Nacional.

Ao final da visita, registre sua opinião sobre o Programa Visite o Congresso nas fichas de avaliação da visita que estão disponíveis no final da visita e nos balcões de atendimento.

Elogios, críticas e sugestões são analisadas e respondidas e servem como subsídio para melhorar o programa de visitas do Congresso Nacional.

  • 0800 612211 e (61) 3216-0000 (ligações por celular)

  • Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal:

visite@senado.leg.br

(61) 3303-4410 (finais de semana)

(61) 3303-9741/1994 (dias úteis das 9h às 12h e das 14h às 17h)

  • Departamento de Relações Públicas e Divulgação da Câmara dos Deputados:

visitas@camara.leg.br

(61) 3216-1768 (finais de semana)

Internacional

Como chegar

Como chegar ao Congresso Nacional

Congresso Nacional

Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF
CEP - 70165-900



Facebook

Praça dos Três Poderes - Brasília, DF - CEP 70160-900
Alô Senado: 0800 0 61 2211
Disque Câmara: 0800 619 619